Cidadania Italiana: 3 Rotas para seu Passaporte Italiano
- nrrigon
- 8 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2024

Deseja abrir as portas para a tão sonhada cidadania italiana? Em meio aos labirintos burocráticos e caminhos sinuosos, apresentamos três trilhas principais que podem conduzi-lo ao seu objetivo:
1 - Via administrativa no Brasil
Vantagem: Menor valor investido.
Desvantagem: Fila de espera do consulado de aproximadamente 12 anos.
2 - Via administrativa com mudança para a Itália
Vantagem: Processo mais rápido (aproximadamente 6 meses).
Desvantagem: Maior valor investido, pois requer mudança de residência para a Itália, o que envolve custos adicionais como passagens, aluguel e manutenção de vida no país.
3 - Via judicial
Vantagens: Tempo de espera relativamente curto (2 anos). Pode ser uma opção para aqueles que não se encaixam nos critérios da via administrativa, oferecendo uma alternativa para resolver questões específicas de elegibilidade, como descendência por linha materna entre outras questões como obstrucionismo, que podem impossibilitar o processo administrativo normal.
Desvantagem: Envolve custos legais adicionais, porém não mais custoso do que uma mudança para a Itália.
A decisão: Onde devo protocolar o processo?
Independentemente da opção escolhida, contar com uma equipe de assessoria especializada em solo italiano pode garantir mais eficácia e êxito nos resultados. A presença de profissionais experientes no local pode resolver pendências do processo de forma mais rápida e eficiente, além de oferecer suporte e orientação personalizados ao longo de todo o processo.
Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens e é importante considerar suas circunstâncias individuais ao decidir qual caminho seguir.



Comentários